Principais Atrativos de
Águas de São Pedro
e Região
 
#vempraáguas
FONTANÁRIO
Entrada - Gratuita

No Fontanário Municipal há a possibilidade de degustar das 3 águas medicinais que deram título a cidade.  As Fontes Gioconda, Almeda Sales e Juventude estão a disposição do turista todos os dias da semana.

Horários de Funcionamento: 7h às 20h todos os dias e 7h às 22h em feriados

 

O Fontanário Municipal foi revitalizado, ganhou mais segurança, conforto e acessibilidade. No ambiente existem toaletes masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. 

Fonte Gioconda

Água de característica sulfatada sódica radioativa - alcalino-bicarbonatada, apropriada para gastrites, falta de acidez e problemas com fígado e vesícula biliar. 

Fonte Almeida Salles

Água de característica bicarbonatada sódica - alcalino-ferrosa. Apropriada para problemas digestivos, pâncreas e cálculos renais.

Fonte Juventude

Água com o segundo maior teor de enxofre do mundo. Caracateristica sulforosa, bicarbonatada e clorosulfatada. Indicada para stress, hipertensão, reumatismo, obesidade e problemas de pele. 


Texto: www.aguasdesaopedro.net.br   Foto: Luciana Sartori

PRAÇA DR. OCTÁVIO DE MOURA ANDRADE
 
Acesso - Livre
 

A instalação da praça foi resultado de uma parceria entre o Senac São Paulo – que além de custear a obra também foi responsável pelo projeto e execução – a Prefeitura e a Câmara Municipal. O projeto é de autoria do escritório de arquitetura Aflalo&Gasperini.
A escultura vermelha instalada na Praça Dr. Octavio Moura Andrade é do artista Chico Niedzielski. A obra foi realizada em aço carbono pintado, composta de dois semicírculos.
O Senac São Paulo promove várias iniciativas nas comunidades onde atua com objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida, meio ambiente e a economia local dos municípios. Além desse compromisso, a principal inspiração para o projeto foi criar um ambiente de estar público, em Águas de São Pedro. Dessa proposta, foi criado um novo ambiente de estar ao ar livre que, durante o dia, a comunidade pode aproveitar da sensação de vapor da fonte e do encantamento do movimento das águas. Durante a noite, desfrutar da atmosfera, possível pela moderna iluminação especial.
A praça Dr. Octavio Moura Andrade foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2009, em Águas de São Pedro. O espaço foi resultado de uma parceria entre o Senac São Paulo – que além de custear a obra também foi responsável pelo projeto e execução – a Prefeitura e a Câmara Municipal. A praça leva o nome do Dr. Octavio Moura Andrade, homenagem ao fundador de Águas de São Pedro, um dos nomes mais ilustres da região, que se dispôs a criar uma nova cidade para que suas águas minerais, elemento de cura, fossem colocadas à disposição da população.
O projeto paisagístico contemplou nova iluminação para o entorno da praça, o plantio de árvores nativas já adultas, esculturas, novo piso, luzes, espelho d’água, jatos – que jorram água a cinco metros de altura - e aspecto de névoa no local, efeito produzido por bicos vaporizadores instalados sob o deck de madeira. O córrego, que já existia no local, foi conservado por baixo dos decks que também uniram os dois lados da praça. Além disso, ao fundo foi construído um jardim composto por blocos de pedras ornamentais. As árvores foram dispostas de forma a criar zonas de luz e sombra sem interferência ao visual que integra a cidade ao parque.

 

Todos horários pares os 20 primeiros minutos as fontes são ativadas.

Ex. das 10h as 10h20 , das 12h as 12h20 e assim por diante

 

Texto :In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação (SENAC)

Foto: Thalyta Deganutti

THERMAS WATER PARK
Parque aqático à 5min da pousada
 
Ingresso - Pago
 

Temos ingressos com desconto à venda em nossa recepção.

Prestamos serviço de traslado para o parque.

(confira valores e disponibilidades)

 

A grande atração, o parque aquático, conta com 10 piscinas, parque aquático infantil temático, 09 pistas de toboáguas (em formatos de caracol ou retas, abertas ou fechadas, com e sem bóias e em queda livre), Free Fall, disco voador robotizado e rampa de bóias.

 

MUNDO PRÉ HISTÓRICO:

Para quem ainda não conhece, o Thermas Water Park conta com uma exposição permanente da Era Pré-Histórica. Feitas pelo artista plástico, Lázaro de Oliveira Júnior, conhecido como Lajur, os convidados podem conferir 30 réplicas de dinossauros com até cinco metros de altura. 
Segundo o artista piracicabano, as réplicas levaram quase dois anos para serem confeccionados. “Algumas já estavam prontas, apenas as reformei, mas a peças como Tiranossauro, Dilofossauro, Tricerátop, Kritossauro e o Alossauro foram todos idealizados e feitos no parque”, comentou.
 Lajur, também foi o responsável pela elaboração do sistema de som, movimentos e caracterização do ambiente, onde a Exposição Era Pré-Histórica está instalada. 
De acordo com o artista plástico, foram pensados em todos os detalhes para deixar o local mais próximo da realidade. Quando o visitante entra no galpão, é como se ele voltasse há milhões de anos atrás e ficasse frente a frente com o mundo dos dinossauros.
Entre as principais atrações da exposição, Lajur destaca do Tiranossauro Rex, que é o carnívoro preferido das crianças. Além de ser conhecido como um dos maiores predadores que existiu no mundo, a réplica de 5 metros de altura e quase 15 de comprimento emite som e se movimenta, mostrando seus dentes afiados de até 10 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura. 
Além das réplicas dos dinossauros, a exposição conta com vários fósseis, cartazes ilustrativos com os nomes e características de cada e, em paralelo, os visitantes podem ver a exposição de Insetos Gigantes , Fundo do Mar e da Era do Gelo, com mamutes e homens da caverna.

 

FAZENDINHA VO BRAULIO:

Fazendinha Vô Braúlio, conta com várias espécies de animais rurais, exóticos, e aves. 
Temos Cavalos, pôneis, bois, vacas, carneiros, cabritos, porcos, galos, galinhas, galinhas de Angola, pavão, várias espécies de faisão, avestruz, ema, tucanos, araras, lhamas, coelhos, mini-coelhos, macacos e muito mais. 
A Fazendinha Vô Braúlio, tem também passeios a cavalo e pôneis. 
O contato direto com a natureza através dos animais, além de divertir, proporciona além de conhecimento e respeito à natureza, um imperdível passeio em família. 
Vale a visita! Além de diversão, uma oportunidade para todos desfrutarem momentos diferentes em contato com a natureza.

 

FUNDO DO MAR:

Quem admira os animais marinhos, não pode perder essa exposição com réplicas gigantes e imagens 3D, que retratam o fundo do mar. Algumas dessas réplicas, como o tubarão, a tartaruga, o crânio da baleia, podem ser vistas pelos visitantes, durante o trajeto para as piscinas. 
Durante a visita, o público também poderá conhecer o interior da réplica de uma baleia com 25 metros de comprimento.
Uma verdadeira viagem pelo fundo do mar.
Todas as réplicas foram criadas pelo renomado Artista Plástico "Lajur".

 

INSETOS GIGANTES:

Os insetos compõe o maior grupo de organismos do planeta e têm um papel fundamental na natureza.
Para conhecer esse mundo de uma maneira diferente, o Parque Temático do Thermas apresenta a exposição INSETOS GIGANTES, com réplicas que se movimentam e emitem sons iguais aos insetos de verdade. 
Um verdadeiro aprendizado para visitantes e principalmente um roteiro educacional para as escolas.
Todas as réplicas foram criadas pelo renomado Artista Plástico "Lajur".

 

Texto: www.thermas.com.br  Foto: Thermas Water Park

Ja conhece a história de
Águas de São Pedro?
 
Adquira o eBook
e fique por dentro de
detalhes e curisosidades!
bit.ly/aguasdesaopedro
SPA THERMAL
Dr. Octávio de Moura Andrade
Entrada - Gratuita
Degustação das Águas - Gratuita
Serviços Spa - Pagos

SPA Thermal conta com alas masculina e feminina, recepção ampliada e serviços de estética, tratamentos faciais e corporais. O objetivo é agregar tudo aquilo que pode oferecer conforto, qualidade de vida e bem-estar aos usuários.

No SPA Thermal são encontrados três tipos de águas: a fonte da Juventude (a 2ª em teor de enxofre no mundo e indicada para tratamento de reumatismo, alergia, diabetes, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação), a fonte Gioconda (indicada para tratamento de males no fígado, vesícula biliar e intestinos) e a fonte Almeida Salles (evita azia, excesso de acidez gástrica e diabetes, sendo ingerida após as refeições).

JUVENTUDE: (Água Sulfurosa) indicada para o tratamento de: reumatismo, diabete, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Usada também para banho de imersão);

GIOCONDA: (Água Sulfatada Sódica Radioativa) indicada para tratamento de: fígado, vesícula biliar e intestinos. Deve-se tomar de 50ml a 80ml 1h antes das refeições.

ALMEIDA SALLES: (Água Bicarbonata Sódica) indicada para o tratamento de: azia, excesso de acidez gástrica, diabete, cálculos renais. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Após as refeições.

Tratamentos estéticos e banhos oferecidos no SPA Thermal Dr. Octávio  Moura Andrade:

• Banho de imersão com Água Sulfurosa (Fonte Juventude);

• Banhos alternativos;• Massoterapia;• Estética facial e corporal;• Acupuntura;• Depilação F/M ;

• Barbearia;• Maquiagem definitiva;

• Design de Sobrancelha;

Entre outros serviços.

 

Horário de funcionamento do Spa

Domingo a 5ª : 7h30 as 12h30

Sexta e Sabado : 7h30 as 12h30 e 15h as 18h

Telefone: (19) 3482-1333

Atenção: feriados prolongados e alta temporada horários especiais de atendimento.

 

Texto e Foto: www.aguasdesaopedro.sp.gov.br

MINI-HORTO
Casa de Santiago de Compostela
 
Acesso - Livre
 

Inicialmente foi criado para ser um viveiro de mudas que seriam utilizadas para o paisagismo das áreas verdes da cidade.

O ambiente tranqüilo favoreceu o surgimento de mais um ponto para turistas e munícipes desfrutarem da paz que a natureza proporciona. 

O mini-horto conta agora com a Casa de Santiago, com um altar de pedras com imagens de São Francisco de Assis e de Santiago de Compostela, com lago artificial, trilhas, quiosque e muita natureza.

 

Endereço: Rua Raul Ribeiro da Costa, s/ nº – Centro. 

Horário de funcionamento: 9:00 às 17:00.omunicação (SENAC)

 

Texto: www.aguasdesaopedro.net.br  Foto: Roberto Saeta Moya

TORRE DE PETRÓLEO
Engenheiro Ângelo Balloni
 
Acesso - Livre
 

Essa torre é um testemunho das tentativas de achar petróleo na região central do Estado de São Paulo nas primeiras décadas do século XX; apesar do objetivo não ter sido alcançado, os poços passaram a dar água mineral que testes comprovaram ser de boa qualidade, originando-se assim a estância hidromineral.

 

Texto: www.getour.com.br/aguasdesaopedro  Foto: Lucila Jacob

BOSQUE
Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade
 
Acesso ao Parque - Livre
Atividades - Pagas
 

Ao todo há 4 caminhos diferentes que podem ser feitos totalizando aproximadamente 7 km de trilha.

Um levantamento feito em 2012 identificamos 100 espécies diferentes. Este ano de 2014 estão finalizando um novo levantamento e há mais aves.

Num passeio rápido pelo bosque você consegue visualizar cerca de 30 a 40 espécies diferentes. Mamíferos: cachorro do mato, muitos quatis e cuícas.

Répteis: teiú, jibóia e caninana

Em Águas de São Pedro: tapiti, capivara, preá, jacaré papo amarelo, cascavel e tamanduá mirim, gato do mato e jaguatirica. Esses 2 últimos é provável que ainda circulem pelo bosque (passagem).

 

Atividades que podem ser desenvolvidas nos pontos de atividades turísticas que circundam o bosque são: Passeio de trenzinho, Arborismo, Mini-Buggy e Passeio à Cavalo e Charrete. 

As trilhas são livres e pode ser feito passeios de bike, caminhadas, cooper, passeio com seu pet, dentre outras atividades

 

 Foto: Lucila Jacob

SERRA DO ITAQUERI
Diversos Mirantes e Cachoeiras
 
Mirantes - Livre
Cachoeiras Ingressos - Pago
 

A Serra do Itaqueri formada por 12 cidades Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha, localizada no centro oeste do Estado de São Paulo com aproximadamente 500.000 quinhentos mil habitantes, com características exuberante e geológicas privilegiadas como Cachoeiras, Grutas, Represas, Horto Florestais, Parques Ecológicos, Sitio Turísticos,  a Serra do Itaqueri  tem em seu ponto mais alto 1080 metros no município de Ipeúna, Cultura e História são patrimônios de Grande Riqueza na formação da Região, como a Primeira Fazenda de Eucaliptos do Brasil,  Museus e Artesanato, Clima Adequado em toda época do ano para passeios e atividades, bem com, diversificação gastronômica, é um maravilhoso refugio o ano inteiro. No Verão é o local apropriado para várias atividades na água em companhia de um refrescante banho em cachoeiras.

No inverno com aconchegante paisagens e ar úmido possui grandes atrativos para praticas de atividades fora d’água e visitação a vários sítios turísticos com o requinte do saboroso Frango com polenta um dos pratos da região ao fogão a lenha e doce caseiros,   é um polo de referência no Cenário Nacional em Ecoturismo, Turismo de Aventura , Turismo Rural e Turismo Terapêutico, com Estrutura Hotéis, Resorts, Eco resorts, Pousadas Luxuosas e Econômicas, Camping, Pesqueiro, a diversão noturna é diversificada em cinemas, bares, restaurantes e danceterias, A adequação ao modelo de Sustentabilidade e Preservação Ambiental em Equilíbrio com o Agronegócio para o Desenvolvimento Sócio Econômico  é um desafio louvável na região, uma vez que a produção de energia renovável extraído da cana de açúcar com implementação de novas tecnologias em plantio e coleta promovem a região para um cenário adequado, o terceiro setor, ONGs e Associações colaboram no monitoramento em parceria com Órgãos Públicos  a preservação do Meio Ambiente com Ações educativas inserindo na sociedade um modelo adequado de sustentabilidade e  Preservação do Meio Ambiente. O Desenvolvimento do Turismo Rural com a implantação da Estrutura, ações já resultam grandes avanços em destaque à Feira da Agricultura Familiar Produção de Hortaliças sem agrotóxicos comercializados na região promovendo novos hábitos alimentares e prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Texto: www.serradoitaqueriblog.wordpress.com  Foto: Cachoeira do Saltão

  • Facebook Social Icon